HFS: O Sistema de Arquivos Virtual

From rejetto wiki
Jump to: navigation, search

O Que é um Arquivo

É uma sequencia de bytes. Um byte é unidade de informação.

O Que é um Sistema de Arquivos

è uma maneira ordenada de dispor os arquivos. Normalmente eles são organizados hierárquicamente em pastas(também conhecidas por Diretórios).

O Que é Sistema de Arquivos Virtual

Sistemas de Arquivos são gravados no disco rígido(HD). Um sistema de Arquivos Virtual (VFS), ao invés do Real é gravado na memória. Isso pode ser muito interessante; de fato foi a principal razão pelo qual eu (Rejetto) comecei a trabalhar no projeto HFS.

Graças ao VFS você pode publicar seus ítens da maneira que quiser, sem ter que mover ou mudar algo físicamente na estrutura de pastas e arquivos do seu HD. As pessoas vão ver o que você quiser que elas vejam. Você pode ocultar arquivos, renomea-los, move-los para outra pasta, etc. Isso é o que as pessoas verão, mas na realidade, nada mudou em seu HD.


Muitos ja são familiares à esse tipo de estrutura de arquivos, devido ao uso de outros softwares, como qualquer programa de gravação de CDs como o NERO, ao montar um CD de DADOS para gravação, cria-se um sistema de arquivos virtual na estrutura do CD à ser gravado, ou seja, é uma espécie de VFS.

Muitos Servidores Web permitem que vc publique um ou mais pastas, mas o conteúdo mostrado apenas reflete o conteúdo do diretório no disco.Isso algumas vezes pode se tornar um efeito "indesejado".

O Que é Diretório Real/Virtual

O VFS no HFS contém ambos, o Diretório VIRTUAL e o Diretório REAL. Algumas vezes isso é irrelevante, entretanto há momentos em que é necessário prestar atenção ao tipo que se escolhe.

Diretórios VISTUAIS são Amarelos, Diretórios REAIS são Vermelhos.

Diretório Real

Um diretório real é um link para um diretório no seu HD, ele mostra o seu atual conteúdo(em tempo real).

Um diretório real, não necessariamente é o mesmo diretório do seu disco. Existem alguns aspectos do diretório que você pode mudar virtualmente. Você pode renomea-lo, adicionar arquivos(virtualmente), ocultar arquivos, etc.

Diretório Virtual

Um diretório virtual mostra apenas os ítens que vc pode vêr no VFS. quando você adiciona uma pasta virtual baseada no conteúdo de alguma pasta no seu HD, o seu conteúdo é copiado para o VFS. Desse ponto em diante o conteúdo é separado do conteúdo do HD. caso algum arquivo seja adiconado ou removido, o VFS não se atualizará refletindo as mudanças ocorridas no diretório de onde originou o conteúdo virtual.

No Futuro

Num futuro não tão distante, essa diferênça entre os tipos de diretórios deixarão de existir. Você será capaz de fazer tudo o que vc faz normalmente com alguma pasta do seu HD.